Musée des Confluence

O Musée des Confluences em Lyon impressiona pela sua arquitetura futurista. Foto: © ISOCHROM.com, Vienna / COOP HIMMELB(L)AU

Técnica de prensar em cobre para museu em Lyon

O "Musée des Confluences" em Lyon é um dos projetos mais exigentes dos últimos anos na região do Ródano-Alpes. O museu encontra-se na confluência do Ródano e do Saône, no meio de uma construção imponente, concebida pela conhecida agência austríaca Coop Himmelb(l)au. O edifício com a sua arquitetura futurista estende-se sobre uma área de 27.000 m2. Uma base de betão gigantesca serve de fundação para a construção em vidro com 1900 m2 e para a "nuvem", a parte do edifício com 11.000 m2 onde se encontram as salas de exposições. Os custos da construção ascenderam a mais de 250 milhões de euros, totalmente suportados pelo Département du Rhône.

Viega Profipress

Para os trabalhos de instalação foi selecionada a empresa Jean Moos, de Amplepluis, que assegurou também o abastecimento de água potável dos espaços sanitários com 80 WCs e 80 lavatórios.

Aqui foi utilizado o sistema de tubulação em cobre Profipress. Segundo Pascal Magnin, diretor técnico da Moos, a técnica de conexão de prensar da Viega assegurou uma instalação ótima. "Na nossa empresa, em que cerca de 30% do volume de vendas é proveniente de hospitais, a técnica de conexão de prensar da Viega tornou-se padrão", disse Magnin.

No total, a empresa instaladora utilizou 6000 metros de tubo de cobre e acessórios Profipress com dimensões entre DN 15 e DN 35.
 

Empreendimento Musée des Confluences
Local Lyon
Ano 2014
Tipo do projeto Construção
Metragem 27000 m2
Segmento França
Projeto Coop Himmelb(l)au
Instalação Moos SAS
Voltar